segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Discurso Emma Gonzalez - vítima escola Florida

Todos sabem o quanto eu me esforço para ficar distante de assuntos relacionados à politica, etc
Mas tem certos assuntos que eu não consigo me abster de um comentário. 
Ontem, Emma Gonzalez, uma das alunas do colégio que passou pelo massacre de mais um franco atirador descontrolado e muito determinado a matar, fez um discurso,  em nome de todos os alunos das escolas dos Estados Unidos. Eu disse TODAS!
E não teve qualquer receio de questionar o presidente Donald Trump, sobre esta absurda facilidade na aquisição de armas..
Qualquer semelhança, nas frases a seguir,  não pode ser mera coincidência. ..


Ainda não tivemos um momento de silêncio na Câmara dos Deputados, então eu gostaria de ter um.

Cada um de nós aqui, deveríamos estar em casa aflitos. 
No entanto, estamos aqui juntos, porque se tudo o que nosso presidente e nosso governo puderam fazer é enviar memórias e orações, então talvez seja hora das vítimas serem a mudança que precisamos.
Desde a época dos Fundadores e desde que acrescentaram a Segunda Emenda à Constituição, nossas armas desenvolveram-se a um ritmo que me deixa tonta. As armas mudaram, mas nossas leis não".
Certamente, não entendemos por que deveria ser mais difícil fazer planos com amigos nos fins de semana do que comprar uma arma automática ou semiautomática .Na Flórida, para comprar uma arma, você não precisa de uma licença, você não precisa de uma licença de arma de fogo e, uma vez que você a compra, não precisa se registrar. Você não precisa de uma licença para transportar um rifle ou uma espingarda escondida. Você pode comprar quantas armas quiser ao mesmo tempo.
Hoje leio algo muito poderoso. 
É um ponto de vista do professor, o qual cito: quando os adultos me dizem que eu tenho o direito de possuir uma arma, tudo o que posso ouvir é que meu direito de possuir uma arma ultrapassa o direito de os estudantes viverem . 
Tudo o que ouço é meu, meu, meu, meu.
Em vez de nos preocuparmos com nosso exame, temos que estudar nossas leis para garantir que nossos argumentos, baseados na política e na história política, sejam coerentes. 
Os alunos desta escola tiveram debates sobre armas durante o que parece ser uma vida. AP Gov teve cerca de três debates este ano. Algumas discussões sobre o assunto ocorreram até o tiroteio, enquanto os estudantes se esconderam nos armários. 
As pessoas envolvidas neste momento, aqueles que estavam lá, aqueles que publicam, aqueles que tweetan, aqueles que entrevistaram e conversam com pessoas, estão sendo ouvidos como se fosse a primeira vez que este tema foi discutido; em apenas quatro anos foi tratado mais de 1.000 vezes.
Hoje descobri que existe uma web shootingtracker.com
Nada no título sugere que você esteja rastreando exclusivamente os tiroteios nos EUA, e ainda assim, você precisa abordar isso? 
Como a Austrália teve um tiroteio em massa em 1999 em Port Arthur (depois), o massacre introduziu controles de armas, e não teve nenhum desde então. 
O Japão nunca teve um tiroteio em massa.
O Canadá teve três e o Reino Unido teve um e ambos introduziram o controle de armas e, no entanto, aqui estamos, com sites dedicados a relatar essas tragédias para que as estatísticas possam ser feitas.
Esta manhã eu vi uma entrevista e percebi que uma das perguntas era: "você acha que seus filhos terão que viver outros episódios de tiroteios na escola?" 
E a resposta de nossos vizinhos foi que eles não terão que passar por outros exercicios de tiroteios na escola.Talvez os adultos tenham se acostumado a dizer: "é assim que as coisas são". 
Mas se os alunos aprenderam algo, já concluiram que se não estudar, falhamos. 
E neste caso, se alguém não faz nada ativamente, as pessoas morrem.
Nós vamos ser as crianças que lemos a respeito de,  nos livros didáticos. Não porque possamos ser outra estatística sobre o tiroteio em massa nos Estados Unidos, mas porque, como disse David, vamos ser o último tiro maciço . 
Como Tinker v. Des Moines, vamos mudar a lei. É assim que Marjory Stoneman Douglas aparecerá nesse livro de texto e será devido ao esforço incansável do conselho da escola, dos membros do corpo docente, dos membros da família e da maioria dos alunos. 
Os alunos que estão mortos, os estudantes que ainda estão no hospital, o aluno que agora sofre de transtorno de estresse pós-traumático, os estudantes que tiveram ataques de pânico durante a vigília porque os helicópteros não nos deixaram em paz; pairam sobre a escola 24 horas do dia.
Existe um tweet sobre o qual gostaria de chamar a atenção: Tantos sinais de que o atirador da Flórida sofreu um distúrbio mental, foi mesmo expulso por problemas comportamentais.  Os vizinhos e os colegas sabiam que ele era um grande problema. As autoridades devem sempre ser informadas desses casos. Nós fizemos isso, uma e outra vez. Não foi uma surpresa para quem o conhecia saber que ele era o atirador.
Aqueles que dizem que não deveríamos ter excluído ... você não o conheceu; nós, sim. 
Eles estão dizendo que era tudo por causa de seus problemas mentais.
Eu não sou uma psicóloga, mas devemos ter em mente que isso não foi apenas para uma questão mental. Ele não teria machucado tantos alunos com uma faca. 
Que tal parar de culpar as vítimas por algo que a.culpa é  do aluno?
Antes de tudo, a culpa das pessoas que lhe permitiram comprar as armas, aqueles que estão nas exposições de armas, as pessoas que o incentivaram a comprar acessórios para as armas de fogo, de modo que fossem totalmente automáticas; as pessoas que não o fizeram. Eles removeram quando souberam ter tendências homicidas e não falo sobre o FBI. Estou falando sobre as pessoas com quem convivi; estou falando sobre os vizinhos que o viram com armas.
Se o presidente quiser se aproximar e me dizer no rosto que foi uma tragédia terrível e que nunca deveria ter acontecido e continuar a nos dizer que nada será feito sobre isso, eu vou lhe perguntar quanto dinheiro ele recebeu da National Rifle Association. 
Sabia? 
Não importa, porque eu já sei realmente: trinta milhões de dólares. 
E dividido pelo número de vítimas por arma de fogo nos Estados Unidos no mês e meio que temos apenas em 2018, somamos 5.800 dólares. 
É isso que essas pessoas valem para você, Trump?
Se você não faz nada para evitar que isso aconteça, esse número de tiroteios aumentará e o número que você vale será diminuído. E seremos inúteis para você.
Para cada político que está recebendo doações da National Rifle Association: É sua culpa!
Se o seu dinheiro estivesse tão ameaçado como nós, seu primeiro pensamento seria, como isso será refletido na minha campanha?
Qual deveria escolher? 
Ou você nos escolheria? 
E, se você nos respondeu, você agiria assim uma única vez? 
Você sabe o que seria uma boa maneira de agir? 
Tenho um exemplo de como não agir. 
Em fevereiro de 2017, há um ano, o presidente Trump revogou um regulamento da era Obama que teria facilitado a bloqueio da venda de armas de fogo a pessoas com certas doenças mentais.
Por causa das interações que eu tive com o atirador antes do tiroteio e por causa das informações que eu conheço atualmente sobre ele, eu realmente não sei se ele estava mentalmente doente. 
Eu escrevi isso antes de ouvir o que Delaney disse: se ela fosse diagnosticada, eles diagnosticaram. 
Não preciso de um psicólogo e não preciso ser um psicólogo para saber que revogar esse regulamento era uma idéia realmente boba.
O senador republicano Chuck Grassley, de Iowa, impediu o FBI de realizar verificações de antecedentes sobre pessoas que se consideram doentes mentais e agora diz: "É uma pena que o FBI não esteja fazendo verificações de antecedentes sobre essas pessoas mentalmente doentes. 
"Bem, duh.Você aproveitou essa oportunidade no ano passado.
O povo do governo que foi votado pelo poder nos mentiu. 
E nós, crianças, parecemos ser os únicos que percebemos. E nossos pais dizem que é uma merda. 
As empresas tentam fazer caricaturas dos adolescentes hoje em dia, dizendo que somos todos egoístas e que estamos obcecados com as tendências e estão em silêncio quando nossa mensagem não atinge os ouvidos da nação, estamos preparados para dizer e merda! 
Os políticos que se sentam em seus assentos de ouro na Câmara dos Deputados e no Senado financiados pela National Rifle Association nos dizendo que nada poderia ter sido feito para evitar isso, dizemos merda!
Eles dizem que as leis de controle de armas não reduzem a violência com armas de fogo. 
Nós lhes dizemos e merda! 
Eles dizem que um bom cara com uma arma, pára um cara ruim com uma arma. 
Nós lhes dizemos: merda! 
Eles dizem que as armas são apenas ferramentas como facas e são tão perigosas quanto os carros. 
Nós lhes dizemos: merda! 
Eles dizem que nenhuma lei poderia ter impedido as centenas de tragédias sem sentido que ocorreram. 
Nós lhes dizemos: merda! 
Que nós, as crianças, não sabemos do que estamos falando, que somos muito jovens para entender como o governo funciona. 
Nós lhes dizemos: merda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário