domingo, 15 de outubro de 2017

Ao MESTRE com carinho.... e muito respeito!!!!

E eis que o ano passou tão rápido, que já chegou o Dia dos Professores.
Meu mais profundo respeito a todos os "Mestres" que, incansavelmente, 
direcionam os seus dias para formar e informar, independente do 
humor pessoal, do contexto social ou mesmo, da disposição alheia!!!

Eliana - Ao mestre com carinho

Um dia que já foi tão comemorado no passado e hoje, infelizmente, 

uma profissão tão pouco  reconhecida!

Me lembro de quando era pequena, do respeito que lhes era direcionado e, porque não dizer, exigido.
Naqueles tempos, professor não era apenas alguém que ficava à frente da sala e detinha mais  conhecimentos; o atributo MESTRE, realmente era reconhecido!
E hoje, tão diferente da rotina do passado, para conseguir a atenção dos alunos em formação, quanta criatividade e empenho se tornou necessária!!!
Os "Mestres" já não são mais os detentores da informação, como na época em que eu era aluna; a globalização tornou-se um portal quase infinito para o conhecimento....mesmo que permeado por atalhos pouco confiáveis, porém, à cada dia mais acessados.

E não bastando esta livre navegação que contamina, das mais variadas formas, as "cabecinhas" em formação, os limites da formação familiar expandiram-se muito, trazendo até mesmo para o ambiente escolar, alunos mal educados, agressivos e sem noção do verdadeiro papel de um professor.
Chegamos em um momento tão delicado, que chamar de "tia" uma professora, como acontecia na época em que meus filhos eram crianças, passou a ser proibido; permitir tal proximidade desperta em muitas crianças uma abertura que nem sempre mantem o respeito devido.
E aqui, em minhas vãs divagações eu concluo que, não é a "tia" professora que não é respeitada..... a "tia" lá da família também não o é!
Os limites da educação perderam os limites da formação...e estes, antes da criança entrar em sala de aula, necessitam da direção da família, dos responsáveis pela formação de caráter das crianças.
A escola tem o papel da formação sim; mas antes de mais nada, uma formadora de conceitos que são introduzidos para crianças que, através do núcleo familiar, já estejam sendo formadas nos conceitos básicos pertinentes a todos os seres humanos como: respeito, reconhecimento, discernimento, posicionamento e porque não, subserviência (ato de servir de maneira voluntária).
Como esperar qualquer um destes atributos em um SER que  desconhece tais limites? Não se pode oferecer o que não se recebeu, ou seja, não podemos dar o que não temos incutido dentro de nós!
E por isso, para não mais me estender, deixo aqui minha conclusão pessoal: eu sou favorável à política de inclusão dos pais nas escolas, de forma mais efetiva. Já passamos do tempo em que as escolas temem o comportamento dos pais, em perder alunos, simplesmente por temer perder alunos, principalmente em escolas particulares. Se frequentar uma escola é uma condição "sine qua non (Ação, condição ou ingrediente indispensável - SEM A QUAL NÃO HÁ) para a formação das crianças, então para tais entidades há de ser na mesma proporção  a participação da família nos quesitos básicos para que, principalmente o respeito e o reconhecimento se façam presentes dentro do ambiente escolar. 
E pais... por favor, não se posicionem como se a formação total de uma criança fosse responsabilidade única e exclusiva da escola e do corpo docente; não temos mais, nos dias atuais, uma sociedade mal informada ou pouco formada como em meados do século passado. Estamos no século XXI e a ignorância há muito ficou lá atrás... principalmente para quem tem condições de proporcionar aos filhos, uma formação em escola particular. 
Então... aos pais, o reconhecimento da importância de ensinar seus filhos a respeitar seus muitos professores, vida afora e fazer desta prática, uma ação viral do bem, com presença e muita responsabilidade!!!
E aos professores, mestres na luz do conhecimento, permeados pela criatividade, boa vontade e acima de tudo, paixão pelas atividades inerentes ao seu dia a dia, meu mais profundo respeito, meu mais caloroso abraço e o meu desejo de dias mais coloridos, pela infindável luz do  conhecimento!!!!

Dia do Professor: 
C O L O R I RF I Q U E - S E !!!


"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que as outras gerações já fizeram...
Homens que sejam criadores, inventores, descobridores...
A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo o que elas se propõe." (Jean Piaget)




Nenhum comentário:

Postar um comentário